Wednesday, February 08, 2012

Exercício Fotográfico

Exercício Fotográfico


Um bom exercício para quem quer começar a explorar a fotografia é, como diria Tolstoi, começar com seu próprio jardim. Para contemplar isso, pego por exemplo a cidade de São Paulo. Algumas regiões da cidade são muito particulares, como a Mooca, Perdizes, Pacaembu, Vila Maria, etc. Parece que cada uma tem sua identidade, sua história, sua gente.

O exercício compreenderia achar o “espírito” do bairro. Uma série de imagens, ou até mesmo uma única foto que, sozinha, descreva o bairro na sua essência. O aspirante a fotógrafo teria um tema que conhece bem, já que vive na região e tem um contato diário com o lugar. Essa relação, que é mais do que uma imagem e envolve a experiência de viver ali, é o essencial para se estabelecer uma ligação maior do que o retrato convencional de uma paisagem. Alguém que vive em São Paulo imagina que a cidade seja a Paulista, o Ibirapuera ou qualquer outra imagem ligada ao turismo? Ou o Rio é o Corcovado?

Não, são relações muito mais complexas e, por muitas vezes, difíceis de serem explicadas. Elas têm de ser experimentadas, refletidas. Decerto, algumas fotografias são difíceis de serem explicadas da mesma maneira, o porquê elas funcionam do jeito que funcionam. Algo “pungente”, um detalhe que pulsa na imagem. O fotógrafo tem que tentar capturar a alma de seu bairro e ao mesmo tempo fazer uma das coisas mais difíceis dessa arte, tema que escreverei mais tarde sobre: uma identidade nas suas fotografias; fotos que ao serem vistas imediatamente remetam ao trabalho de um fotógrafo específico.

No comments: