Monday, May 02, 2005

Meu Skate foi atropelado

Mas ta tudo bem com ele. Fora uns arranhoes aqui e ali, ele ta como sempre. Andando na calcada (me desculpem a falta de acento, til ou cedilha... mas eh que eu nao sei como por isso no estilo britanico), topei num buraco, fui pra frente e ele pra tras, na rua, e um carro passou por cima. Coitado.
Em Londres, duas pessoas morrem, todo dia, atropeladas. E olha que aqui eh muito diferente de Sao Paulo: Ninguem passa do limite de velocidade, os carros nao fazem conversao errada, respeitam os ciclistas, os pedestres, enfim. Mas mesmo assim, duas pessoas morrem atropeladas todo o dia.
Eu mesmo ja quase fui atropelado em umas tres ou quatro ocasioes. Eh essa merda de inverter a rua. O individuo ta tao acostumado a olhar primeiro pra esquerda, e depois pra direita, la de onde ele vem, que chega aqui o negocio sai quase que automatico. Esquerda e direita. E PAU! Vc vira um dois dois atropelados do dia.
O mundo eh engracado. Nos vamos na logica que ele nos dispoe, que ensina desde que somos criancinhas, quando a nossa mae fala "olhe pros dois lados antes de atravesar a rua". Esquerda direita. Penso eu que aqui ou vc comeca a olhar pro outro lado, ou vc morre. Eh diferente de se adaptar, ou se interar em outra cultura: eh mudar a sua logica, seu jeito de ver o mundo, primeiro pra direita, depois pra esquerda. Se faz a diferenca, eu acho que faz toda diferenca do mundo. Eh perceber que as regras, que o mundo, nao importa o lugar que vc esteja, guia o seu olhar. E se vc nao segue essa regra, vc morre, junto com um outro esquecido, perdido nas brumas frias de Londres.

No comments: