Monday, May 02, 2005

Politica eh que nem fuder cu de gato

Aqui, no Reino Unido, estamos em ano eleitoral. E Blair, o atual primeiro ministro, estah em apuros: seus opositores o acusam de mentiroso, por ter justificado a guerra do Iraque sob a ameaca de "armas de destruicao em massa". Bom, pra bem da verdade, so um pouco fodido, pois o seu opositor eh pior que o Blair. Ele, o opositor, falou que iria a guerra, soh que nao mentiria. Que anta! Vc vai pra tv, chama o outro de mentiroso, e diz que faria a mesma merda que o seu adversario fez.
Na epoca da guerra mundial, a segunda, o exercito Ingles tinha conseguido decifrar o codigo que os Nazistas usavam para se comunicar. Ou seja: eles sabiam tudo que os Alemaes iriam fazer. Informacao eh poder. E com esse poder na mao, Wiston Churchill, entao primeiro ministro da epoca, soube que uma grande cidade da Inglaterra (que agora eu nao me lembro qual) iria ser bombardeada. E com essa informacao, o que foi que ele fez? Nada. Se ele evacuasse a cidade, os Alemaes descobririam que os Inglesses haviam decifrado seu codigo secreto. Uma semana antes do massacre perpetuado pelos Alemaes, Churchill visitou essa cidade. E sabendo que a maioria das pessoas que estavam ali para ve-lo morreriam, disse: "Sejam fortes. Nos venceremos", e foi ovacionado pela multidao.
Os Aliados venceram, os Alemaes perderam, Hitler foi pra infamia, Churchill virou heroi. Os que detem o poder na mao sao obrigados a mentir. E para que? Pra continuarem no poder. Eh simples assim. Eu acho que todos que tem o poder deveriam ser executados no fim do seu mandato.
Mas eu acho que o Blair ganha, ou se nao, outro pior que ele ganha, e assim vai...

No comments: